sobre o livro

O Cerol Fininho da Baixada – Histórias do cineclube Mate Com Angu é o novo livro do animador cultural e produtor audiovisual Heraldo HB.

Publicado pela Aeroplano Editora, o livro faz parte da Coleção Tramas Urbanas, com curadoria de Heloisa Buarque de Hollanda, que vem publicando livros sobre movimentos culturais periféricos contemporâneos de todos as regiões do país.

O livro conta a história do cineclube Mate Com Angu e de seus dobramentos na reconstrução da autoestima da cidade de Duque de Caxias e da Baixada Fluminense através da cultura audiovisual com suas sessões populares e suas reflexões pulsantes.

Uma história que começa em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, e se expande para outros territórios, concretizando aquilo que era o desejo de seu grupo fundador: levar o imaginário de Caxias para o mundo. (…) Por meio da linguagem audiovisual, matéria-prima de suas intervenções, o cineclube cria, suscita sensibilidades e provoca inquietudes. Em uma mistura incomum como mate com angu.”
Maria José Gouveia, coordenadora de atividades socioeducativas do Sesc Rio

Hoje falar de poesia, cinema e militância cultural sem citar Heraldo seria um crime à história da Baixada.
Rodrigo Dutra, historiador, poeta e documentarista

Este ‘bater’ frenético é por Caxias, pela baixada, é pela arte, é pela vida, é pela justiça, pela transformação de um povo.”
César Ray, escritor, poeta, músico e webdesigner

O Cerol Fininho da Baixada – Histórias do cineclube Mate Com Angu, de Heraldo HB
Quarta capa de Maria José Gouveia, Rodrigo Dutra e Cézar Ray
Número de páginas: 236

Contato com o autor: hb@relinkare.org

Para saber mais sobre o cineclube visite o site: http://matecomangu.org/site/