as coisas não são bem assim ou são mesmo ou o mundo é impostor ou esse evento é de verdade | Texto da sessão Fake

“As verdades são ilusões, das quais se esqueceu que o são.” (Nietzsche ou Clarice Lispector, talvez Caio Fernando Abreu)

Isso aqui não é um texto do Mate Com Angu. Parece muito, mas não é; foi criado a partir de um gerador de lero lero, software maroto na internet que gera um texto acadêmico. É só colocar as palavras chaves e bum, ele gera um texto para a justificativa de seu projeto. Nesse campo, preencha o porquê você quer fazer esse filme. Bem, se disser a verdade eu não vou levar prêmio nenhum. Tenho que dizer um caô. Caô, palavra bonita significando “uma mentira verdadeira”. Não é uma mentira qualquer, é uma história que tem verdades.

O ilusionismo e o cinema são muito próximos; atrás da nave especial explodindo há um técnico, com sua calça caída mostrando o rego, colando uma fita crepe para a tela verde não cair.
Todo político é um ator, e não é a toa que dizemos “atuação política”… Na propaganda política posicionamos a câmera um pouco abaixo para dar impressão que ele é respeitável. Criamos uma ilusão. Chegamos na casa do trabalhador para uma entrevista para o documentário e o personagem, que até então está à vontade, vai lá dentro e volta com sua melhor camisa de botão. Todo personagem de documentário é um performer. Ligou a câmera, encolhemos a barriga. Já dizia o cinema verdade dos franceses: chegou com a equipe de cinema, tudo se transforma.

Todo reality é ficção

É ou não é? Precisa ser ou não?

A potência do falso faz a gente atravessar espelhos como Orson Welles, o maior caozeiro das Américas. Acredita na tua fabulação que ela é muito mais verdade que a voz de deus. E deus também toma parte nesse mercado de expectativas, já cantou Negro Leo.

Sim, os cineastas são os falsianes da verdade. A verdade do cinema, só dele. Fabulações documentais, fingimentos reais, ficções da verdade, pessoas-personagens, máscaras que revelam menos quando caem. Cai a Noite Americana do Truffaut. Nossa vida em cromaqui. Avatar, virtual, eu sou ele, ele é ela, meu perfil do fake-book é mais feliz do que o teu? Tu tem 500 amigos virtuais, quantas relações reais você tem? Photoshopa a tua vida com lágrimas de cristal chinês. Na China, a essa hora já é outro dia. Dancemos até o amanhecer. Acredita que hoje já pode ser amanhã e você vai poder sonhar com uma nova vida surreal ao sul do Equador.   

Tudo isso ou nada disso no cineclube Mate Com Angu. Hoje, Sessão Fake, vem que tem. É fake, mas é real.

Só que não, já é.

 

Abraços sinceros,

Cineclube Mate Com Angu

13 anos fakeando certezas

sessão fake setembro 2015 mate com angu

Pra compartilhar pelaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Rolar para cima