Ceilândia é Aqui!

Imagem

Nada deveria parecer impossível de mudar, mas vem chegando o tempo das urnas e vai batendo um desânimo, um desagradável deja-vù… Se esse modelo que há aí nos faz bagaço. Se temos jogos olímpicos esmagando direitos humanos, se temos lavagem de dinheiro pra ver a bola rolar, enquanto a Cúpula dos Povos acontecia pulsante no aprazível Aterro do Flamengo, Duque de Caxias tinha montanhas de lixo em cada esquina. Um esgoto de corrupção, negociatas espúrias e hipocrisia sustentando a imagem da bem intencionada conferência internacional.  O fedor impregna e sufoca em nome da beleza das boas intenções. Descendo a ladeira, lá vem o Brasil.

Rio, patrimônio natural da humanidade, assim como a arquitetura de Brasilia. Ceilândia é Caxias, Caxias é Ceilândia. Na sombra da beleza que causa espanto, cidades caladas sustentam um bonito horizonte que mais parece miragem.

A beleza pode ser terrível: até Hitler queria um mundo mais belo. Só a beleza desmonta o selvagem King Kong que há dentro de nossa revolta. A perfeição sufoca e massacra o candango, encobre a demanda por um mundo mais justo e coerente. O marqueteiro na reunião da prefeitura já dizia: “deixe de lado, não temos problemas de imagem”. Haja verbo gasto – e verba – para fugir o olhar do essencial. “Cansa ser tão duro e manter o bolso cheio”.

Estética é ética. Os fins não justificam os meios – quem vai pagar a conta? Alan Resnais já dizia – somos todos responsáveis; uma hora a casa cai e não vai adiantar ir chorar no colo da mamãe. Façamos algo. A começar, olhando para onde pisamos, onde moramos. Em nossos corações. Não acredite no que te vendem pra frente e nem nas tradições, esvazie a cabeça e olhe o mundo em volta. Ele é novo, rico e cheio de potência. Recrie.

E assim é o filme de Adirley Queirós. “A cidade é uma só?” faz escolhas com lucidez. Fabulando a realidade e o fazer cinematográfico, Adirley, esse herói cinematográfico, vai driblando as armadilhas dessa arte burguesa e trilhando uma ideia de cinema verdadeiramente popular. Sem ranços ou rancores, mas com muita dor, esse filme propõe através de seus personagens um mundo possível no agora. Mesmo tendo um cenário tão seco e cheio de poeira, com seus podres poderes e sob a sombra de belas e inócuas bandeiras, os personagens partem pra cima e fazem da vida um ato de integridade.

E assim seguimos… Mais uma eleição vem aí e as Ceilândias continuam belas e crueis em suas lutas amorosas em nome da Vida. Viva o Cinema.

Abraços candangos,
Cineclube Mate Com Angu
10 anos de nordeste universal

Adirley recebendo em sua casa o prêmio “Angu de Ouro 2011” por “Dias de Greve”.

PROGRAMA

A cidade é uma só?, de Adirley Queirós

Reflexão sobre os 50 anos de Brasília, tendo como foco a discussão sobre o processo permanente de exclusão territorial e social que uma parcela considerável da população do Distrito Federal e do Entorno sofre, e de como essas pessoas restabelecem a ordem social através do cotidiano. O ponto de partida dessa reflexão é a chamada Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), que, em 1971, removeu os barracos que ocupavam os arredores da então jovem Brasília. Tendo a CEILÂNDIA como referência histórica, os personagens do filme vivem e presenciam as mudanças da cidade.
Elenco: Dilmar Durães, Wellington Abreu, Nancy Araújo, Rosa Maria, Yuri Pierri.
Direção e roteiro: Adirley Queirós
Produção: Adirley Queirós, André Carvalheira
Direção de fotografia: Leonardo Feliciano
Montagem: Marcius Barbieri
Prêmio da Crítica na Mostra de Tiradentes (2012).
Menção Honrosa na Semana dos Realizadores (2011)
DF – 2011 – 73min

Assista o trailer!

Trabalho Descartável, de Dayana Cêh
Bastidores da contratação de pessoas para trabalhar nas eleições e a força do dinheiro nesta relação.
RJ – 2009 – 7min – Macaé – RJ

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Sd9LAs8Fh7w

Festa!
DJ Rodrigo Cavalcanti
DJ Saddock

Programação dentro do Enearte 2012!

Pra compartilhar pelaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Rolar para cima