Mate Retrospectiva 2013

matel2013

 

Como a gente vai vivendo na correria e na pressão do dia a dia, geralmente perdemos a ideia do que temos produzido ao longo do tempo… No último encontro do Mate, decidimos “botar no papel” as ações e as frentes em que temos nos envolvidos a cada ano. Taí um ótimo e recomendado exercício… 😉

=> 10 sessões regulares mensais na Lira de Ouro

A primeira sessão de 2013 foi na quarta-feira antes do carnaval; a Quarta de Fogo incendiou a Lira de Ouro num pré-carnaval com direito a Banda da Lira e o Bloco Filma eu Aí.

Em março, um luxo: filmes em 16mm. Em abril lançamento do longa Delírios de um Cinemaníaco. Em maio, antes das grandes manifestações que mexeram tanto na vida e nos sonhos da gente, o Mate apresenta a sessão “Liberdade sem medo”, que pra ter uma ideia do clima da noite, encerrou exibindo um registro ao vivo de Richiet Havens tocando Freedom, ao vivo, em Woodstock http://www.youtube.com/watch?v=W5aPBU34Fyk.

Em junho, tínhamos uma sessão prontinha. Íamos falar sobre a luta das mulheres. E as mulheres foram pras ruas, e os homens, e os velhos. 100 mil, 300 mil, 1 milhão. Em todo o Brasil todos estavam em sintonia com um desejo forte de mudança. Aquela gente toda na rua era uma espécie de parto de uma nova possibilidade para fazer o novo. E na véspera da sessão, convocamos para a Sessão Levante, com nosso olhar e o olhar das ruas sobre tudo o que vivíamos, vivemos. Em julho trazemos um olhar pra dentro, um respiro, a metafísica “pensar sobre tudo é não pensar em nada”. Uma Geleia Geral em Agosto. Em setembro, a sessão dedicada às mulheres: Sessão Mate PENSE, compondo a programação do Festival Roque Pense, que em 2013 promoveu – além dos shows – debates e outras atividades para pautar a necessidade de construirmos uma cultura e educação antisessixta. Em outubro a já tradicional Catapulta, lançando filmes novinhos em folha e novembro a mais que especial, e também tradicional, Sessão Angu de Ouro, premiando pelo voto popular e da curadoria os melhores curtas exibidos no ano pelo Mate. Esse ano levaram o prêmio: Malária, do Edson Oda, vencedor do voto do público; Quinto Andar, do Ricardo Mansur, a escolha da curadoria. E os prêmios especiais: Armanda Alvaro Alberto e RoubaramMeuAngu ficaram respectivamente com os filmes “100 mil RJ” (feito colaborativamente com imagens gravadas durante as manifestações de junho) e Batman Pobre, de Pablo Pablo, com Carlos D.

Isso tudo pra falar só dos filmes! Em 2013 teve muita coisa especial na nossa sessão. Muita parceria bacana no conceito da sessão. Quadrinhos, Artes Plásticas, Fotografia, Poesia, Dança, Bandas, Solos, DJs, streaptease no palco, abraços e beijos, sorriso e suor!
O Mate foi, e será novamente em 2014, um espaço para a livre expressão, para o encontro. Bora pro Mate?

 

=> Laboratório Mate com Angu – Escola Livre de Cinema.

Como membro do conselho pedagógico da Escola, o Mate manteve mais um ano de atividades unindo audiovisual e ativismo, dessa vez chegando ao final do ano com o coração recheado de orgulho. 🙂
A galera de Austin criou seu próprio cineclube, o Xuxucomxis, parceria-força-tarefa dos participantes da Oficina, Escola Livre de Cinema, Buraco do Getúlio e Mate. Além disso, foi produzido o curta-metragem Sonhos de Austin, que está sendo finalizado e breve estará nas telas do país.

http://matecomangu.org/site/?p=1222

=> Caxias 2min

caxias2minA segunda edição do concurso de curtas metragens do Mate com Angu aconteceu no finalzinho de 2013. O concurso teve este ano um número menor de inscritos em comparação ao concurso anterior. A premiação aconteceu na sessão Angu de Ouro, em Novembro.

Duas Gerações, uma Duque de Caxias, de Fernando Borges, foi o curta mais votado no site do Mate; o segundo colocado foi “Viagem para Duque de Caxias”, do Zé Ninguém (codinome do Yuri Leal) e Lucas Baião; e o terceiro prêmio do voto popular ficou pro video “Curte ai”, da Pâmela Martinho, que participa do Laboratório Mate com Angu na Escola Livre de Cinema.

Os vídeos vencedores e outros inscritos podem ser vistos no link: http://matecomangu.org/site/?p=1312

 

 

 

=> Grito Rock

gritorockcaxiasPelo terceiro ano, o Mate mandou ver no Grito Rock em Caxias.

Saca a resenha do Rafael Lage – http://www.cultura.rj.gov.br/materias/grito-rock-duque-de-caxias

 

 

=> Grito Verde

gritoverdeO Mate com Angu realizou no dia 07/04/13, o Grito Verde, uma ação de plantio e doação de 72 mudas de árvores nativas da mata atlântica e da região amazônica, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Caxias. A ação foi uma das ações do Festival Grito Rock, que rolou em março.

http://matecomangu.org/site/?p=1014

 

=> Solos Culturais Rocinha

solosEm 2013, o Observatório de Favelas e o Mate com Angu estreitaram laços.

O projeto Solos Culturais, projeto de formação em produção cultural e território realizado pelo Observatório, desenvolveu ações utilizando o audiovisual como linguagem; e foi aí que entrou o Mate. Colaboramos na finalização do documentário “PPC – Potencia Periférica Cultural” produzido pela galera do Complexo da Penha além de acompanhamos a realização dos vídeos que integraram a intervenção “Rocinha Vizinha”.

http://matecomangu.org/site/?p=1387

http://www.solosculturais.org.br/rocinha-e-vizinha/

=> Favela na Tela – Mostra Criativos Populares

favelanatelaO Projeto Cinemão apresenta durante o mês de setembro o “Favela na Tela – Mostra Criativos Populares”. A mostra gratuita exibirá longas e curtas-metragens e promoverá debates regados a pipocas. Todas as sessões têm a favela e seus “crias” como temática central. Haverá também uma exposição fotográfica.

O Cinemão privilegiou filmes dirigidos por moradores de comunidade e bairros populares do Rio de Janeiro. O projeto também contou com a curadoria voluntária da produtora Cavídeo e do coletivo Cineclube Mate com Angu, da Baixada Fluminense.

http://matecomangu.org/site/?p=1219

 

=> Mate na Semana de Artes 

semanadearte13/07 – O Mate foi convidado para bater um papo com alunos de escolas públicas durante a segunda Feira de Artes da Secretaria Estadual de Educação, evento no Armazém 4, na região portuária.

Exibimos o doc Mate 10 Anos e depois rolou uma trocação de ideias muito maneira com a molecada, que contou com grande participação principalmente das escolas de Caxias presentes.

http://matecomangu.org/site/?p=1158

=> ConectSONS – Os Siderais com Mate Com Angu na Rua Ceará

mate-sideraisUma sessão porrada com o Mate + o rock fanfarrístico de Os Siderais, e com o Rodrigão Cavalcanti botando som pra quebrar.

http://matecomangu.org/site/?p=1068

 

=> Invasão ao Odeon

matenoodeonO Cine Odeon, uma espécie de Maracanã do Cinema, recebeu uma sessão especial programada pelo Mate dentro do projeto Carta Branca, numa noite cheia e emocionante.

 

 

 

 

=> Guia para a Prática Cineclubista

guiaDentro das Oficinas de Cineclubismo no Cinema Para Todos o Mate desenvolveu o Guia para a Prática Cineclubista, que está licenciado para ser distribuído livremente. Pode baixar e espalhar!

http://www.cinemaparatodos.rj.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/07/cpt_guia-pratica-cineclubista_REV8.pdf

 

 

=> PerforMATE, CAXIAS! Oficina gratuita de experimentação artística

performateDe 4 a 26 de junho –  o PerforMATE, CAXIAS! foi um laboratório/oficina onde foram experimentadas criações ligadas à prática da performance art com atenção ao histórico dessa ação artística: os primeiros performances, os artistas e suas obras mais contundentes, o pensamento filosófico e conceitos por trás destas ações e a influência das tecnologias de mídia. PRIMEIRO EDITAL GANHO PELO MATE 😉

http://matecomangu.org/site/?p=1084

=> Cinénois

cinenois-mateUma parceria do Mate com o Instituto de Arte Tear e Sesc Tijuca. Foram produzidos 3 sessões no Morro do Salgueiro e 2 curtas-metragens, que serão lançados no mês de abril de 2014.

http://matecomangu.org/site/?p=1255

http://matecomangu.org/site/?p=1289

 

=> Oficina de Cineclubismo Cinema Para Todos

oficinacptDentro do projeto Cinema Para Todos, tocado pelas secretarias de Estado de Cultura e Educação, o Mate foi convidado para dinamizar uma Oficina de Prática Cineclubista em 30 escolas pelo Estado.

http://matecomangu.org/site/?p=1395

 

=> Livro O Cerol Fininho da Baixada – Histórias do cineclube Mate Com Angu

capaO livro O Cerol Fininho da Baixada – Histórias do cineclube Mate Com Angu, escrito pelo Heraldo HB foi publicado pela Editora Aeroplano, dentro da coleção  Tramas Urbanas.

O livro é uma viagem sobre Audiovisual, Cultura, Baixada Universal, ativismo e se-virismo, tendo os dez anos do Mate como guia. Uma experiência partilhada do que é viver as entranhas de um coletivo centro-periférico, inquieto e barulhento.

http://matecomangu.org/site/?p=1174

http://matecomangu.org/site/?p=1196

 

 

=> Sessão Baobá 

sessaobaoba-racaEm novembro, na semana da Consciência Negra, o Mate fez o lançamento na Baixada do documentário Raça, novo filme de Joel Zito Araújo. A sessão teve presença de estudantes da região e contou com um debate muito rico com o professor Nielson Bezerra e o ativista José Zumba Clemente.

http://matecomangu.org/site/?p=1408

 

=> Mate no Sarau Primavera

saraprimaO Mate programou uma sessão especial no Sarau Primavera, evento multi-linguagens que rolou em 22 de setembro, na nossa querida Jardim Primavera.

http://matecomangu.org/site/?p=1228

 

 

=> Sessão Manguinhos

saraumanguinhosRolou no dia 26/10, em Manguinhos, na Vila Turismo, o primeiro Sarau Manguinhos, e o Mate esteve lá colaborando junto com a Apafunk e o Levante da Juventude, em uma tarde/noite com muita emoção, poesia, música, batucada e interação.

Promovido pelo Fórum Social de Manguinhos e Coletivo Universidade e Movimentos Sociais, o evento levantou bandeiras contra as remoções e a violência policial.

http://matecomangu.org/site/?p=1275

 

 

=> Oficina de Mapeamento Afetivo na Baixada

oficinamapeamentoDentro das unidades do Sesc Caxias e do Sesc São João de Meriti, o Mate promoveu uma oficina de mapeamento afetivo com jovens da região.

http://matecomangu.org/site/?p=1402

 

 

=> Mate no Roque Pense

roquepensepeqSetembro/13 – Junto com o cineclube Buraco do Getúlio, o Mate fez parte do circuito cineclubista do Festival Roque Pense, evento de música, oficinas, roda de idéias, skate, grafitti e muito roquenrol, celebrando uma cultura não-sexista.

http://matecomangu.org/site/?p=1231

 

 

 

 

 

=> Clipe da banda Granmostarda

Gravado no pau, AO VIVO na Sessão Liberdade Sem Medo, 29 de Maio de 2013.
Música: Célula Matter

GranMostarda – AO VIVO no Mate Com Angu – Célula Matter from CINECLUBE MATE COM ANGU on Vimeo.

 

=> Solidariedade Xerém

=> Circo Voador

=> Mate na Arena Dicró

Pra compartilhar pelaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Rolar para cima