SOBRE O MATE

O Cineclube Mate Com Angu é um coletivo audiovisual nascido em 2002 na Baixada Fluminense a partir do desejo de provocar a produção/exibição de imagens e suas reverberações  na realidade e no modo de vida da região.

A grupo atua em três frentes distintas e interligadas no terreno do Audiovisual: exibição, produção e formação.

Este primeiro foco acontece em sessões regulares gratuitas que têm sido formadoras de público na cidade de Duque de Caxias e região ao longo dos anos.

Outra linha de atuação é a produção de filmes. O grupo tem construído um portifólio no audiovisual nacional que inclui curtas-metragens, vinhetas, programas de TV, videoartes, além de coberturas audiovisuais de importantes eventos.

A terceira vertente de atuação é a formação, gerando discussões sobre o cinema e a produção audiovisual na Baixada Fluminense, além de contar com grande experiência em oficinas de cinema, novas mídias e outros processos criativos colaborativos.

As sessões regulares do Mate acontecem na Sociedade Musical e Artística Lira de Ouro e no Gomeia Galpão Criativo, em Duque de Caxias.

 

Pra compartilhar pelaí

4 comentários em “SOBRE O MATE”

  1. Flávia Salazar Salgado

    Olá, entusiasta do Mate à distância, logo pretendo participar de uma sessão e conhecê-los de perto para pensarmos em possíveis trabalhos comuns.

    Por hora, queria enviar pra vcs uma programação que pode ser de interesse aqui, no SESC Tijuca:

    PARA QUEM GOSTA DE CINEMA:
    MOSTRA CINE COMO LE GUSTA NO SESC Tijuca

    No bairro que já reuniu a maior concentração de cinemas do país e hoje convive com poucos pontos de exibição, quase todos ligados ao circuito comercial dos cinemas de shoppings e seus blockbusters, o SESC Tijuca oferece uma programação sistemática de mostras alternativas do cinema nacional e universal. Todos os sábados, às 15h, o SESC e a Programadora Brasil, um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, desenvolvido pela Cinemateca Brasileira e pelo Centro Técnico do Audiovisual (CTAv) oferecem uma programação diversificada do cinema brasileiro. Além do imenso acervo disponibilizado pela Programadora Brasil, estão presentes nas MOSTRAS CINE COMO LE GUSTA obras de diferentes nacionalidades que se tornaram referência na história do cinema mundial.

    Em julho, o CICLO CASSAVETES traz à tona a produção diretor e ator John Cassavetes. Considerado o pai do cinema independente dos Estados Unidos por ter criado um estilo próprio e quase artesanal de trabalho, seu cinema tem características como: baixo orçamento, elenco normalmente composto por amigos e sua esposa Gena Rowlands, valorização do ator/personagem e valorização do improviso.

    Veja a programação do CICLO CASSAVETES no SESC Tijuca:

    3/7, 15h
    SOMBRAS. Dir.Jonh Cassavetes. EUA, 1959.
    Ben leva uma vida errante, sem muitos propósitos. Sua irmã Leila está prestes a se apaixonar e sofrer. O outro irmão Hugh tenta uma carreira como músico, mas não tem tido muita sorte. O trio se envolve numa rede que envolve amores, mentiras e preconceitos. O filme de estréia do diretor tem a trilha sonora assinada por Charles Mingus. O filme é considerado um dos marco da cena independente. 12 anos.

    10/7, 15h
    FACES. Dir.Jonh Cassavetes. EUA, 1968.
    Segundo filme de Cassavetes, a produção foi adaptada de uma peça teatral de sua autoria. A trama acompanha a lenta desintegração de um casamento da classe média alta norte-americana, em que o marido se envolve com uma garota mais jovem , que conheceu no bar e a esposa começa uma relação com um garoto de programa. O filme recebeu 3 indicações ao Oscar. 12 anos.

    17/7, 15h
    UMA MULHER SOB INCLUÊNCIA. Dir. Jonh Cassavetes, EUA, 1974.
    Sobrecarregado de trabalho num estaleiro, Nick Longhetti (Peter Falk) tenta conviver com o desequilíbrio emocional de sua esposa Mabel (Gena Rowlands), uma dona-de-casa depressiva. Quando os filhos começam a ser atingidos pelo trauma da mãe, Nick se vê obrigado a hospitalizá-la e assumir o controle da casa. Indicado ao Oscar de melhor direção. 12 anos.

    24/7, 15h
    A MORTE DE UM BOOKMAKER CHINÊS. Dir. Jonh Cassavetes, EUA, 1976.
    Cosmo Vitelli, bem-sucedido proprietário de um clube de striptease, envolve-se numa dívida de jogo com a máfia. Eles aceitam esquecer a dívida se ele cometer um crime: matar um bookmaker chinês. No desenrolar do caso, nada acontece como o esperado. 12 anos.

    31/7, 15h
    NOITE DE ESTRÉIA. Dir. Jonh Cassavetes, EUA, 1977.
    Um título teatral e atuações teatrais. Myrtle Gordon (Gena Rowlands) é uma famosa atriz de meia idade, que passa por uma crise de identidade por se sentir culpada pela morte de uma ardorosa fã na estréia de sua nova peça teatral. Myrtle passa a ver a mulher em alucinações e se recusa a aceitar o papel de uma mulher que envelhece. 12 anos.

    Local: Sala de Vídeo (64 lugares) – SESC Tijuca – Rua Barão de Mesquita, 539 – Tijuca.
    Grátis (retirada de ingresso com 30 min. de antecedência, na bilheteria)
    Informações: 3238 2076

    Flávia Salazar Salgado
    sócio cultural Sesc Tijuca
    flaviasalgado@sescrio.org.br
    t. 3238 2076 – 7619 0224
    Visite o blog do projeto GERINGONÇA:
    http://projetogeringonca.blogspot.com/

  2. Existe algum trabalho em escolas públicas da baixada fluminense? Acho que seria interessante essa interface com a educação. Gostaria muito de participar das discussões e dos projetos de vcs!! Segue email: hmaior79@hotmail.com

    abç,

    Hugo

Comentários encerrados.

Translate »
Rolar para cima