OFICINA CHAMA NA IDEIA

A Oficina Chama na Ideia aconteceu nesse ano de 2021, nos dias 15/04, 20h (aula inaugural aberta); 17/04 (15h), 24/04 (15h) e 01/05 (15h).

O projeto foi apresentado como “Oficina de Roteiro de Mate Com Angu” e era previsto para acontecer presencialmente, no Gomeia Galpão Criativo. Durante a pré-produção mudamos o nome da oficina para “Chama na Ideia”, por considerarmos mais atrativo. Também passamos as aulas para o modo online, por conta da pandemia COVID-19.

As aulas apresentaram ferramentas básicas para a escrita de um roteiro cinematográfico de curta-metragem em cinco aulas de três horas cada, totalizando uma carga horária de 12 horas (no projeto enviado, prevíamos uma carga horária de 9 horas).

O curso foi um sucesso em todos os sentidos. Com pouco tempo para a divulgação, conseguimos 85 inscrições de alunos de quase todas as regiões do Brasil, sendo 46 da Baixada Fluminense e destes, 32 de Duque de Caxias. Cerca de 40% dos inscritos terminaram o curso.

A primeira aula foi aberta e contou com a participação de três roteiristas reconhecidos pelo mercado. Michel Carvalho, Catu Rizo e Felipe Bragança. O papo foi muito rico e até o momento 250 pessoas já assistiram no youtube.

Alternando exposição teórica, análise e discussão de filmes e exercícios práticos. Os participantes tiveram contato com ferramentas para desenvolver e estruturar suas histórias: gêneros cinematográficos, atos, fábulas, personagens, pontos de vista, trama, subtramas.

Um dos objetivos da oficina era fazer com que cada aluno desenvolvesse um roteiro de curta. Mas, por motivos diversos, poucos alcançaram a meta.

Pra compartilhar pelaí
Translate »
Rolar para cima