HOMENAGENS

4ª Edição - 2022

Arthur Waite

O Festival desse ano é dedicado ao Arthur Waite, que nos deixou em 2020. Moleque sangue-bom, astral, uma pessoa que não tinha tempo ruim, um cara do sim, parceiro de trabalhos, farras, insights, papos maneiros e rolés os mais diversos, por todas as quebradas dessa metrópole.
Foi fundamental na edição passada, chegando junto com braço ponta-firme e ideias criativas como a instalação bem sacada Obsessão GIF.
Pra sempre na nossa memória, corações e mentes, vai ficar o seu sorrisão e sua vontade de viver uma vida de amores e alegrias.
Valeu, irmãozinho!
cineclube mate com angu

Victor Godô Quincas Ferreira

Ex-operário, historiador, cronista social, ator, cantor, diretor, roteirista, marxista suburbano xiita, bibliofágico, fanático por Morengueira da Silva, morador da Ilha do Governador, um metro e meio de altura, barriga avantajada, pele de índio guarani, agitador subversivo, militante comunista, Quincas dava aulas de materialismo histórico nas noites da Lapa. Conhece a fundo a história das lutas de classe e o cinema marginal e popular brasileiro. Entre 2001 e 2006, colaborou com dezenas de realizadores independentes, atuando em diversos curtas e e longas, além de atuar em montagens com o grupo teatral Tá na Rua, com direção de Amir Haddad.
Godô é meio isso: inúmeras ideias para o cinema, roteirista de mão cheia, com estórias do imaginário popular carioca nos seus mais diversos (sub)gêneros, crônicas urbanas delirantes e inconformadas, uma literatura primitiva entre Sganzerla e Bukovski, ao som de Geraldo Pereira e Chet Baker.
Texto: Chico Serra Grande

Walter Zacarias

Homenagem a Walter Zacarias, baluarte do Bloco Império do Gramacho, uma das vozes mais marcantes do Carnaval caxiense.