SOBRE O FESTIVAL

4ª Edição - 2022

Festival de Cinema agita Caxias em novembro

Evento também vai celebrar os vinte anos do coletivo Mate Com Angu

O Festival Mate Com Angu de Cinema Popular entra em sua quarta edição com todo o gás, trazendo uma programação toda gratuita e diversa para a Baixada Fluminense.

Com o mote desse ano “Nunca Foi Fácil”, o evento acontecerá de 9 a 15 de novembro em Duque de Caxias, com direito a uma sessão especial de encerramento na Cinemateca do MAM, o Museu de Arte Moderna, na cidade do Rio de Janeiro.

Assim como nas outras edições, o Festival vai trazer uma mostra competitiva de curtas-metragens, exibição de longas, lançamentos, debates e ainda um novo Baixada 1 Minuto, concurso voltado à produção de filmes de um minuto sobre a região, com voto popular e premiação em dinheiro.

Nesse ano, o coletivo Mate Com Angu completa vinte anos de atividades que envolvem exibição, produção de filmes e oficinas de audiovisual, e de acordo com um dos coordenadores do Festival, Heraldo HB, a ideia é celebrar a data com bastante energia. “Um festival sempre é um lugar privilegiado de encontro e celebração, e essa edição vai marcar muito esse clima de festa”, afirma Heraldo. “Além disso, a programação reafirma a grande vocação de audiovisual da Baixada Fluminense, que está em um momento muito efervescente”.

Como um dos destaques, na noite de sábado, dia 11, acontece uma sessão de comemoração do aniversário do grupo, com cerimônia de premiação, show e uma super festa comandada pelo DJ Rodrigo Cavalcanti. Cavalcanti integra o Mate e é fundador da conhecida festa Junkie Session, que esse ano completa dez anos.

O evento é uma realização do Cineclube Mate Com Angu com produção da Abacateiro Produções e co-produção da Virtù Produções, ainda contando com apoio da Cinemateca do MAM, Museu de Arte Moderna, da Febf/Uerj, a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, o Museu Ciência e Vida, o Bloco Império do Gramacho e do Gomeia Galpão Criativo.

O Festival foi contemplado e contou com recursos do edital Retomada Cultural 2, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

.

#RetomadaCulturalRJ #sececrj