Cineclube Mate com Angu escreve sua história na Baixada (por Paula Fernandes)
Duque de Caxias, 2002. Ano em que os amigos Igor Barradas, Manoel Zumbi e Heraldo HB decidiram montar o cineclube Mate com Angu. O tempo foi passando e, hoje, com dez anos de história, o grupo agregou ideias e ideais a uma história que não está limitada apenas à Baixada Fluminense.
— Em 2001, fiz o filme Progresso Primavera, que fala das transformações no bairro Jardim Primavera, em Caxias. Ele acabou unindo pessoas que, cerca de um ano depois, formaram o cineclube — diz Igor Barradas, de 34 anos.
Há oito anos, o grupo exibe produções próprias e algumas outras nacionais, na Lira de Ouro, no Centro de Caxias. O evento, gratuito, acontece na última quarta-feira de cada mês.
— A ênfase é no curta-metragem. Nossa ideia é reunir pessoas para discutir e produzir material audiovisual. O objetivo é incluir a Baixada no imaginário nacional — completa Igor.
E o Mate com Angu tem conseguido. O filme “1 ano e 1 dia”, por exemplo, já conquistou três prêmios (Cara Liberdade – Mostra do Filme Livre – RJ (2005); melhor curta pelo júri popular – Jovens Realizadores do Mercosul – CE (2005) e melhor curta – Festival de Curtas da Unioeste – PR (2005).
Fotos: Nina Lima / EXTRA
Prontos para desafios
Este mês, o Mate com Angu participou da Mostra Livre de Artes, no Circo Voador, na Lapa, exibindo diversas produções. Marcelo Lima, que está na equipe desde 2008, destaca a importância de ter feito parte do evento, representando uma parte da Baixada Fluminense.
— Esse tipo de participação faz com que a gente mostre que existe produção de qualidade na região — diz Marcelo.
Atualmente, o cineclube está produzindo o curta “Aurora”, que fala sobre a madrugada em Duque de Caxias, através da história de uma prostituta e um motorista de lotada. Paralelamente, o grupo está filmando “Presente”, que fala da vida do artista plástico Marco Bomfim, também de Caxias.
Participação do Mate na edição especial do MoLA 2012, no Circo Voador!
From Mate no Mola 2012, posted by Cineclube Matecomangu on 11/02/2012 (25 items)
Generated by Facebook Photo Fetcher 2
Cineclubismo na veia, desde 2002 agitando o imaginário de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, mundo. Produção Cultural autônoma, guerrilha estética urbana, TAZ.