Mate no MoLA – Matéria do jornal Extra

 

Mate Com Angu no MoLA

Cineclube Mate com Angu escreve sua história na Baixada (por Paula Fernandes)

Link: http://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-fluminense/cineclube-mate-com-angu-escreve-sua-historia-na-baixada-6684971.html

Duque de Caxias, 2002. Ano em que os amigos Igor Barradas, Manoel Zumbi e Heraldo HB decidiram montar o cineclube Mate com Angu. O tempo foi passando e, hoje, com dez anos de história, o grupo agregou ideias e ideais a uma história que não está limitada apenas à Baixada Fluminense.

Em 2001, fiz o filme Progresso Primavera, que fala das transformações no bairro Jardim Primavera, em Caxias. Ele acabou unindo pessoas que, cerca de um ano depois, formaram o cineclube — diz Igor Barradas, de 34 anos.

Há oito anos, o grupo exibe produções próprias e algumas outras nacionais, na Lira de Ouro, no Centro de Caxias. O evento, gratuito, acontece na última quarta-feira de cada mês.

A ênfase é no curta-metragem. Nossa ideia é reunir pessoas para discutir e produzir material audiovisual. O objetivo é incluir a Baixada no imaginário nacional — completa Igor.

E o Mate com Angu tem conseguido. O filme “1 ano e 1 dia”, por exemplo, já conquistou três prêmios (Cara Liberdade – Mostra do Filme Livre – RJ (2005); melhor curta pelo júri popular – Jovens Realizadores do Mercosul – CE (2005) e melhor curta – Festival de Curtas da Unioeste – PR (2005).

Fotos: Nina Lima / EXTRA

Prontos para desafios

Este mês, o Mate com Angu participou da Mostra Livre de Artes, no Circo Voador, na Lapa, exibindo diversas produções. Marcelo Lima, que está na equipe desde 2008, destaca a importância de ter feito parte do evento, representando uma parte da Baixada Fluminense.

Esse tipo de participação faz com que a gente mostre que existe produção de qualidade na região — diz Marcelo.

Atualmente, o cineclube está produzindo o curta “Aurora”, que fala sobre a madrugada em Duque de Caxias, através da história de uma prostituta e um motorista de lotada. Paralelamente, o grupo está filmando “Presente”, que fala da vida do artista plástico Marco Bomfim, também de Caxias.


Link:
http://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-fluminense/cineclube-mate-com-angu-escreve-sua-historia-na-baixada-6684971.html

 

Participação do Mate na edição especial do MoLA 2012, no Circo Voador!

 

From Mate no Mola 2012, posted by Cineclube Matecomangu on 11/02/2012 (25 items)

Generated by Facebook Photo Fetcher 2


Pra compartilhar pelaí

Sobre Mate Com Angu

Cineclubismo na veia, desde 2002 agitando o imaginário de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, mundo. Produção Cultural autônoma, guerrilha estética urbana, TAZ.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.