Bibliotecas Comunitárias de Caxias ganham O Cerol Fininho e outros títulos da coleção Tramas Urbanas

Muita alegria: meu livro, O Cerol Fininho da Baixada, em meio a outros títulos da Aeroplano Editora indo parar nas bibliotecas comunitárias, salas e pontos de leitura da minha cidade.

Cerol Fininho da Baixada nas Bibliotecas Públicas, Comunitárias, Populares, Pontos de Leitura e Salas de Leitura de Duque de Caxias.

E a primeira biblioteca comunitária a receber o pacote de livros da Aeroplano foi a recém-inaugurada Biblioteca Comunitária Ivanilda da Silva Oliveira, no Olavo Bilac, uma parceria entre a Biblioteca Comunitária Solano Trindade, o Projeto Crescer e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias. Dia 08/02/15.

Cerol Fininho da Baixada nas Bibliotecas Públicas, Comunitárias, Populares, Pontos de Leitura e Salas de Leitura de Duque de Caxias

Cerol Fininho da Baixada nas Bibliotecas Públicas, Comunitárias, Populares, Pontos de Leitura e Salas de Leitura de Duque de Caxias

Biblioteca Comunitária Ivanilda da Silva Oliveira, no Olavo Bilac

 

 

Comida Boa e Farta – resenha de Adriana Facina

Resenha do livro HB, Heraldo. O cerol fininho da Baixada. Histórias do Cineclube Mate com Angu. Rio de Janeiro, Aeroplano, 2013. Publicada originalmente na revista de História Recôncavo, da Uniabeu e disponível em: http://www.academia.edu/8676955/Comida_Boa_e_Farta

Um cineclube de nome Mate com Angu imediatamente me lembra a música dos Titãs, Comida. Hit dos anos 1990, a letra dizia assim:

Bebida é água!

Comida é pasto!


Você tem sede de que?


Você tem fome de que?…

A gente não quer só comida


A gente quer comida


Diversão e arte


A gente não quer só comida


A gente quer saída


Para qualquer parte…

A gente não quer só comida


A gente quer bebida


Diversão, balé


A gente não quer só comida


A gente quer a vida


Como a vida quer…

Bebida é água!


Comida é pasto!


Você tem sede de que?


Você tem fome de que?…

A gente não quer só comer


A gente quer comer


E quer fazer amor


A gente não quer só comer


A gente quer prazer


Prá aliviar a dor…

A gente não quer


Só dinheiro


A gente quer dinheiro


E felicidade


A gente não quer


Só dinheiro


A gente quer inteiro


E não pela metade…

Ressignificando a ideia de necessidade, a letra equipara comida, diversão, arte, amor, felicidade. Temos necessidade dos que nos mantem vivos e estar vivo é mais do que ter um corpo biológico funcionando. Estar vivo é criar, é construir identificações, é, enfim significar, fazer a vida ter sentido. E aí, há comidas e comidas. E Mate com Angu é comida, comida boa e farta, como podemos descobrir ao ler o livro de Heraldo HB.

A primeira curiosidade: de onde vem esse nome que desperta curiosidade e riso? Por que dar esse nome a um cineclube de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, voltado principalmente para curta-metragens e filmes de pouco ou nenhum apelo comercial? O autor explica: Mate com Angu era o apelido desqualificador que a Escola Regional de Meriti possuía nos anos 1920. Era no tempo em que Caxias ainda era Meriti e uma mulher revolucionária, Armanda Álvaro Alberto, criou uma escola voltada para os filhos da classe operária, com métodos e proposta pedagógica de vanguarda. Como foi a primeira escola da América Latina a servir merenda, feita com doações de comerciantes locais, foi apelidada de “mate com angu”. Essa história, esse nome dizem tudo sobre o Cineclube Mate com Angu: vanguarda popular enraizada, comida-diversão-arte. A proposta é essa. Sem pedantismos. Pés no chão e cabeças nos sonhos.

Uma das coisas mais importantes do livro é a relação da história do cineclube, que há mais de uma década faz agitação cultural na Baixada Fluminense e na região metropolitana do Rio de Janeiro, com a história do município de Duque de Caxias. Um dos mais ricos do Brasil, é também campeão de desigualdade. Estigmatizado na mídia desde a ditadura civil-militar, a identificação do município com a violência armada e o extermínio apagou a memória de uma riqueza cultural local. O desafio primeiro dos fundadores do cineclube era, então, mostrar na prática que era possível fazer e usufruir cinema, produzir conhecimento e diversão, reunir pessoas para fazer coisas junto. Sem propostas de salvar ninguém por meio da cultura e nem de fazer projeto social, caminhos pragmáticos para legitimar perante governos e elites as ações culturais para os pobres. O tamanho desse desafio pode ser entrevisto no elogio frequentemente ouvido pelos organizadores do Mate com Angu: “Muito bom! Nem parece que é em Caxias!”. O reforço do estigma no elogio diz tudo: fazer cultura onde falta o básico é coisa para guerrilheiro.

E estratégias e táticas de guerrilha não faltaram. É o carro oficial usado para transportar equipamentos, os dribles em autoridades públicas para conseguir verbas, as gambiarras feitas para fazer funcionar equipamentos precários, a busca por lugares onde exibir os filmes, as parcerias para obter recursos para imprimir material de divulgação, trazer público e os realizadores dos filmes. É a cultura do improviso, da sobrevivência, fundada em solidariedades necessárias e em muita disposição para fazer a vida ter sentido.

Desde o seu início, há mais de dez anos, o Cineclube Mate com Angu priorizou produções audiovisuais locais, de Caxias e da Baixada. Com isso, estimulou a produção de inúmeros filmes, criando outros olhares sobre aquele território. Mas também atraiu a atenção de realizadores de outros lugares que passaram a ansiar a exibição de seus filmes nas sessões do Mate, que sempre contam com uma plateia grande, participativa e animada, querendo debater, discutir e se divertir. Aliás, as festas e o humor são marcas do Mate, retirando do horizonte do cineclubismo qualquer vestígio de pedantismo intelectual e frieza de modos que por vezes assolam os circuitos culturais alternativos. Como disse uma vez Heraldo HB numa palestra na elitizada PUC: “O Mate com Angu é um projeto de inclusão social. A gente quer incluir a classe média na vida real.”

Esse é o tom. Do Mate e do livro. Este se lê como quem está ouvindo histórias de um bom contador de causos, ao redor de uma mesa de boteco. Nessas histórias, aprendemos sobre Caxias, sobre a Baixada Fluminense, sobre cineclubismo no Brasil, sobre produção audiovisual, sobre marketing e estratégias de comunicação, sobre produção cultural e sobre políticas culturais. O livro pode ser lido também como um manual para a realização de sonhos, mesmo em meio a grandes adversidades.

Nas narrativas das aventuras do Mate com Angu, tem arte, comunicação, ativismo e afeto. Diversão vencendo dificuldades, fazendo perdurar no tempo o cineclube e inspirando outras iniciativas “irmãs” na Baixada Fluminense e em todo o Brasil. É a necessidade tornada criatividade e a criatividade transformada em necessidade.

Num contexto em que se espera dos populares a domesticação via projetos culturais que “salvam”, nada mais revolucionário que a “arte pela arte”. Afinal, a gente quer inteiro e não pela metade. Bom apetite!

.

Adriana Facina – Professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ.

Mais um retorno cineclubista

Texto recebido como retorno da leitura por uma jovem do Colégio Estadual Almirante Barão de Teffé, em Santo Antônio de Pádua. Ela participou da Oficina de Prática Cinecubista que o Mate Com Angu dinamizou lá dentro do projeto Cinema Para Todos, no início de 2014.

“Talvez minha analogia seja um pouco exagerada, mas O Cerol Fininho da Baixada é para o cineclubista, o que o tubo de oxigênio é para o mergulhador. Pausa para sua reflexão sobre minha analogia. De todo modo, o que eu quero dizer é que, lendo o livro, você entende tudo direitinho. É como aquele momento que você tá aprendendo a ler uma partitura e se pergunta como é possível alguém traduzir aquilo. Depois que você aprende, parece logo a coisa mais fácil do mundo (outra analogia involuntária).

Então, é desse jeito. Você começa a ler o livro se perguntando como aquilo vai te ajudar a entender melhor o funcionamento de um cineclube porque, vamos admitir, o negócio é difícil. Mas no decorrer da leitura, percebe-se que com muita vontade e um pouco de gente maluca, dá pra conseguir um negócio bem legal. A parada é incentivar, fazer propaganda e mostrar a que veio. No fim do livro você já vai querer pegar um empréstimo milionário num banco, sair por aí filmando o que der na telha e, digo por mim, tentar obrigar a população do mundo a ler O Cerol Fininho da Baixada, só para eles sentirem um por cento do que um cineclubista sente quando tá cineclubando.”

[Marina Cretton, Santo Antônio de Pádua]

Uma recomendação cineclubista

xmen-baixada

“Dois livros que tive o prazer de ler, MATE COM ANGU 10 ANOS e O CEROL FININHO DA BAIXADA, para conhecer ainda mais a história do mítico Mate Com Angu Cineclube. Leitura que considero essencial para cineclubistas, realizadores e apaixonados por cinema, comunicação e ativismo. A história do Mate é também a história de muitos cineclubes brasileiros da década passada. Um histórico de construção pautada na colaboração, na coragem e na superação dos limites em prol de algo difícil de se definir, que vai além da valorização, produção e difusão do cinema brasileiro.

Parabéns à Heraldo HB, Igor Barradas, Sabrina Bitencourt, Bia Pimenta, Pablo Souza, Rafael Mazza Mazza, Josinaldo Medeiros e a legião de matianos que possibilitaram que fizeram essa história.

Recomendo a leitura e empresto para quem quiser. Esse tipo de livro não foi feito para ficar parado na estante, mas para ir de mão em mão inspirando sonhos e superando os medos que a grande mídia nos enfia goela abaixo.

Os X-men ao fundo são como o povo da baixada, vítimas de preconceito que souberam aprender a controlar seus poderes para poderem virar a mesa!”

Carlos Eduardo Magalhães Vieira de Aguiar, cineclubista e realizador

Alguns depoimentos mais sobre o livro… :P

Eita livro bom! Eita livro que faz bem esse “Cerol Fininho da Baixada” de Heraldo HB: tipo de escrita combativa, que coloca em xeque muitos esteriótipos, sem bairrismos!
Atenção turma de ELMII, vou incluir na biblio do curso. Ai vai um trechinho… “Duque de Caxias é um rolo compressor esmagando sonhos de gerações de jovens há décadas, mas também é um potente liquidificador trabalhando para o futuro, processando muitas vitaminas mistas para a cultura do mundo nesse século. Pode levar fé.”
Adriana Lopes, professora da UFRRJ

*

Acabei de ler o livro do Heraldo HB (“O cerol fininho da Baixada”. Ed. Aeroplano, 2013). Narrativa envolvente sobre a constituição do Cineclube Mate com Angu de Duque de Caxias e que me faz reafirmar a importância da cultura digital como potencializadora da visibilidade das culturas de periferia com todas as suas criatividades, inovações e dificuldades. Como diz Heraldo, “a Baixada é única, mas também é universal. Da Baixada se pode pensar o mundo em toda a sua complexidade e deixar sua marca. É ´o centro de uma outra onda`, de muitos centros possíveis, de uma periferia que também tira onda”. É, Heraldo, o Mate com Angu tira onda! Bela luta, camarada Heraldo! Construindo, resistindo e se divertindo.
João Guerreiro, Professor de Produção Cultural – IFRJ/Nilópolis

*

Cerol Fininho Baixada, HB… Seu trampo escrito é vida!!!! O livro é foda!!!! O mate é referência… e a baixada é cruel, os sinistros são de Bel!!! Estar vivo ‘estar perto , e prestes a morrer!!!
Amo vocês!!!!
Roger Hitz, músico e produtor cultural

*

· mestre e guru etílico-filosofal Heraldo HB:

acabei de devorar “o cerol fininho da baixada”!!!
que maravilha, meu amigo! teu livro tem a pegada pulsante que eu senti nas edições do Mate Com Angu Cineclube que pude participar e dessa malucadagenialporralouca que tive o prazer de compartilhar doses necessárias de surrealismo e bagaçarias!
um relato apaixonado, visceral, caótico e inspirador!

que a energia dionisíaca banhe sempre tua alma e de todos que fazem estes sonhos insanos ganharem formas!
ah, uma felicidade da porra ter você como amigo!!!

abraços acalorados e saudosos do teu camarada de calabouço!
vamo que vamo!
Ihuuuullll
Ravi Arrabal Heluy, ator, poeta, músico e produtor cultural

*

Li o livro “O cerol fininho da baixada” de um só folêgo, com o maior entusiamo. Adorei a história do mate com angú, originário da Escola Regional de Meriti e de conhecer esta personagem incrível que é a Dona Armanda Alvaro Alberto… O Brasil é sempre impressionante, as melhores proposições vem de áreas de instabilidade, de onde menos esperamos, revirando nossos sentidos. O mais incrível de tudo isso é que os significados permanecem embora possam mudar seus significantes, se antes esse significado de fazer a baixada e Caxias produzirem cultura e educação estava lá na escola Meriti, agora está no Cinema. Incrível como estes significados ficam no ar por anos e anos e de repente se agarram a outro significante e aí, pronto, temos “o mate com Angu” continuando a mesma jornada com a mesma significação inicial de Dona Armanda… Enfim, o livro foi para mim um livro de auto-ajuda cinematográfica, mostrando como o cinema pode ser feito com ‘desejo’ e este parece ser o motor de tudo, pensar cinema e fazer cinema é o que o livro procura mostrar que é possível seja na baixada ou em qualquer parte… E pensar cinema para pensar o MUNDO…Também foi estimulante ir lendo a cronologia da construção de um projeto, a criação das idéias e como isto tudo afetou e impactou pessoas e vidas que estavam e estão no caminho do mate com angú, quero ficar mais perto de tudo isso e saber mais… mande um grande abraço para o Heraldo e o meu obrigado pelo livro.
Marco Antonio Gonçalves, professor de Antropologia do IFCS/UFRJ

*

wava-ravi-meiju-denise

Lançamento com bate-papo na Universidade Rural, campus Nova Iguaçu

Na sexta-feira, dia 29/11, faço um lançamento do livro dentro do evento VI Mostra Interestadual do Cinema Paraibano, que acontece na Universidade Federal Rural, em seu campus Nova Iguaçu.

Um pouco antes, estarei na mesa de debate Produção Audiovisual da Baixada Fluminense ao lado de Diego Bion, do cineclube Buraco do Getúlio, e mediada por Lydia Damazo.

O Cerol Fininho da Baixada - lançamento Universidade Rural

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/336130946528124

uma crítica-letra mandada

o cerol fininho – livro
a cultura da baixada fluminense é uma linha d’água: superfície com mar de almirante, embarcações, por do sol romântico, uma dessas marinhas de amador. abaixo da superfície as coisas também acontecem: vida marinha agitada, multicolorida e, por vezes, deslumbrante. mergulhemos, pois!
Em seu novo livro heraldo hb – o cerol fininho da baixada- história do cine clube mate com angu, abre uma fresta para mostrar as possibilidades culturais da baixada e as agruras para viabilizá-las sem apoio do poder público que, em regra, não vê nas manifestações culturais da região uma condição sine qua non do povo dar o seu recado e mostrar seu valor. sabedores que são de que o binômio cultura e educação são as grandes armas de libertação de um povo, porém acostumados a uma política impositiva e que defenda a priori seus interesses, apesar dos discursos em contrário, o poder público da região, mitiga, sempre que pode, apoio a esses dois postulados. do ponto de vista dos ocupantes do poder público tanto a educação quanto a cultura nunca foram levadas muito a sério, exemplos não faltam.
de escrita fácil e envolvente o autor faz uma narrativa em concomitância entre fatos públicos da cidade- caxias, cidade-útero do mate, vida pessoal e o surgimento do cineclube. caminhos percorridos com toda sorte de dificuldades e como elas foram superadas, com fases e momentos marcantes.
a história do mate é também uma história de vida do autor, seus amigos, fundadores e colaboradores do cineclube em todos esses anos de vida. o cineclube funciona e muito como um aglomerador de ideias e pessoas das mais variadas tendências. é possível ver através da trajetória do mate e estender para outras iniciativas locais o quanto é necessária alma de vietcong para enfrentar as adversidades e botar para funcionar qualquer iniciativa de caráter cultural na cidade.
o autor te pega pela palavra e em pouco tempo você se sente como participante dessa aventura. ansioso e emocionado a cada virada de página. Lembra o envolvimento que se tem ao ler “os dez dias que abalaram o mundo” de john reed, jornalista e ativista, sobre a revolução bolchevique de 1917.
o cerol fininho da baixada é para se ler de uma vez só. leitura leve e agradável, sem o compromisso acadêmico ou didático. lê-lo é, no fundo, puxar uma cadeira sentar e falar para o autor: aí, hb conta uma aí.

Djair Carneiro Lima

Mais alguns depoimentos :)

Heraldo HB, acabo de reler… A primeira vez foi de uma só vez. Agora foi reparando detalhes… Parabéns, está muito bom!

É rajada de vento. Daquelas que inspiram. Desconsertam. Incomodam.
É o cerol fininho exterminando o tédio e a velha história de que nada é possível! Busquemos meios. Provoquemos encontros.
Vida longa e louca para o Mate!
Kelly Russo, professora e pesquisadora da FEBF/UERJ

*

Comecei a ler o cerol fininho da baixada… inspiração pura. Prazerzasso ter conhecido a rapaziada na ultima sessão do Mate. Trabalho em Caxias faz 8 anos, professor de Artes. De vez em quando perguntava pra molecada sobre atividades culturais locais, a resposta era sempre “aqui num tem nada professor”. Eu mesmo pensava: “Caxias num tem porra nenhuma”. Até entrar na FEBF, me evolver mais com a cidade e topar com vocês. Grande Abraço!
André Dias Pires, professor de Artes

*

Olá Heraldo, li o seu livro e gostei muito. É incrível como as coisas aconteceram para você. Realmente é uma historia de aposta e muita coragem que emociona e mostra como uma nova visão de mundo pode mudar tudo.

O livro é contagiante do princípio ao fim e profundamente inspirador

Como diria Bob Dylan :

“ A melhor coisa que você pode fazer por uma pessoa é inspira-la”

Com muita simplicidade e clareza o seu livro nos mostra as potencialidades da arte enquanto contagio incitador de encontos , combinações e conexões , mostra também sua capacidade de subversão porque a arte sempre esta colocando um sensível diferente do que está socialmente dado, e também seu caráter revolucionário porque muda o sentido da vida. A arte surge quebrando consensos e vocês fazem isso de forma magistral

Parabéns a todos do Mate com Angu que com seu trabalho de criação suscitam sensibilidades, provocam inquietudes intervindo não só na Baixada, mas também fora dela. A arte interagindo, potencializando e dando visibilidade à cultura construída localmente,afetando e sendo afetada por diferentes dimensões da vida humana.
Numa comunidade “à margem” da região metropolitana do Rio de onde vêm pela mídia, quase que somente notícias de exclusão, o Mate com Angu nos mostra que é possível o exercício e o sonho, o local e o global, a ética com estética. “Levando seu imaginário para o mundo”.

Um grande Abraço, Marcus
Marcus Alexandre, filósofo

Alguns depoimentos sobre o livro

“Comecei hoje a ler o livro “O CEROL FININHO DA BAIXADA” do grande Heraldo HB sobre o “Mate com Angu” e tive uma muito emocionante viagem “Castelo-Itaipu”. Vontade de rir, de chorar, de sair presenteando e emprestando o livro para outras tantas pessoas capazes de captar aquela subjetividade muito peculiar de quem vive as fronteiras e é desenvolvida com maestria no livro. Só mesmo essa leitura tão deliciosa pra me deixar chateada com o fim da minha longa viagem de volta pra casa (talvez por ter me sentido tão “em casa” com as histórias do HB).”
Adriana Batalha, professora e pesquisadora

*

Uma coisa valeu ter levado 5 horas para chegar em Campinas ontem: li todinho o livro do Heraldo HB, O cerol fininho da Baixada. Histórias do cineclube Mate com Angu. Uma beleza as histórias, uma beleza a narrativa. Pode ser lido como um livro que ajuda a gente a entender a dinâmica da produção cultural nas periferias. Pode ser lido como um documento histórico de um dos mais importantes cineclubes do país. Pode ser lido como um livro sobre a história de Caxias. Pode ser lido como um guia prático para ações culturais revolucionárias. Pode ser lido como literatura. Pode ser lido como filosofia. Pode ser lido como auto-ajuda (e não vai aqui nenhuma ofensa elitista, ao contrário). Adorei! Leiam! Multipliquem!
Adriana Facina, pesquisadora do Museu Nacional/UFRJ

*

O livro é mesmo delicioso. Informação, humor e emoção na medida certinha. 🙂
Renata Almeida

*

rafaelchagas

Entrevista para a revista Cultura.RJ

Muito bacana essa entrevista para a revista Cultura.RJ sobre o livro. Colaboração da jornalista Renata Saavedra.

http://www.cultura.rj.gov.br/entrevistas/o-cerol-fininho-da-baixada

 

“Cara, vou fazer um filme sobre o Jardim Primavera”. Na frase despretensiosa e ao mesmo tempo arrebatadora de Igor Barradas, que em 2000 decidiu filmar seu próprio bairro, começa a história do Mate com Angu, cineclube que bate ponto toda última quarta-feira do mês naSociedade Musical e Artística Lira de Ouro mas circula por todos os cantos – já teve sessão do Mate até em Paris.

Heraldo HB é um dos fundadores do Mate com Angu e faz questão de dizer que não é o líder: “somos um bonde, um bando”. E é o bando que apresenta o livro que Heraldo lança em agosto como uma “viagem sobre audiovisual, cultura, Baixada universal, ativismo e se-virismo, tendo os dez anos do Mate como guia”. Uma viagem que leva a um dos lemas do Mate com Angu, reafirmado em cada sessão e em cada mesa de bar em que essa turma pensa e produz: “A Baixada Fluminense é cinematográfica por excelência”.

 

Duque de Caxias foi um município muito estigmatizado. Você menciona no livro o “bullying midiático” sofrido pela cidade e como essa imagem sempre gerou uma “carga pesada do ser caxiense”. A ideia do Mate com Angu era justamente revelar a riqueza de Caxias. Como você vê o papel do Mate no redescobrimento da cidade e da Baixada?

O trabalho do Mate surgiu no momento exato desse ponto de virada, em que começou também a popularização do digital e da internet. Isso trouxe a possibilidade de as pessoas conhecerem o que é produzido aqui. A grande mídia mostra tudo muito por alto, o que aparece é o estigma. A história do Mate é uma espécie de panorama de como essa guerrilha cultural – que o Mate encara junto com outros coletivos e artistas – tem revertido essa imagem da Baixada. Quisemos e queremos incluir a Baixada no imaginário nacional. Muita coisa que a gente vê aqui de história, texturas, gentes, não é representado, o estado e o país não conhecem. Tem uma galera que fortalece essa guerrilha cultural com o Mate: o Buraco do Getúlio [cineclube de Nova Iguaçu], o Donana [centro cultural de Mesquita], o movimento rock da Baixada que tem formado uma galera muito militante… Essa galera começou a descobrir quem já estava na estrada, e assim vamos nos conectando.

 

Você menciona três impactos “fazedores de cabeça” ligados ao audiovisual importantes na sua formação – Vidas Secas, Memórias do Cárcere, do Nelson Pereira dos Santos, e a TV Maxambomba. Dentre produções mais recentes, quais você destacaria nesse sentido?

Tem tanta coisa que deu uma mexida em mim nos últimos anos, é difícil lembrar assim… O Serras da Desordem, do Andrea Tonacci (Brasil, 2006) é um bom exemplo, feito por uma galera da antiga do cinema. Tem muita coisa marcante também nessa produção digital, mas não consigo lembrar agora (risos).

 

O nome do Mate com Angu foi inspirado na história da Escola Regional de Meriti. Quando você conheceu essa história?

Essa escola foi criada em 1921 pela Armanda Álvaro Alberto, uma mulher fascinante. Ela era uma visionária que escrevia em defesa da educação, da emancipação das mulheres, da igualdade racial, contra o autoritarismo dos governantes, etc. A escola era a sua paixão e foi um exemplo revolucionário que foi praticamente apagado da memória nacional. A escola foi a primeira do país a ter horário integral, orientação progressista, a ter uma biblioteca, um museu natural e um receptor de rádio, entre outros avanços. Além disso, foi a primeira escola da América Latina a servir merenda escolar, e daí o apelido “mate com angu”… Como nas doações dos comerciantes locais sempre tinha fubá e erva-mate, muitas vezes havia essa combinação na refeição das crianças.

Sempre fui muito apaixonado por história e, desde moleque, quando soube da história dessa escola e da Armanda, fui fuçando, fuçando, até ler tudo que tinha sido publicado sobre o assunto. E eu me dediquei a divulgar isso, sempre contei para todo mundo, e sugeri o nome quando criamos o cineclube. As gerações mais novas estavam perdendo essa referência, mas o Mate ajudou a resgatar essa história. Agora a Armanda está começando a ser reconhecida, tem sido homenageada em vários lugares, e é legal saber que ajudamos a tornar essa história conhecida.

 

Você também associa o nascimento do Mate à percepção de uma brecha em relação à tecnologia digital que mudaria totalmente a forma como a produção e a distribuição da cultura se dariam dali para frente. Qual é a importância da democratização das tecnologias digitais para o Mate com Angu – e para um novo modelo audiovisual?

Não dava para pensar o Mate sem isso. O Mate surge de um contexto popular, nós não somos só da Baixada, temos limitações econômicas também. O digital já existia antes, mas não era tão barato – tanto as câmeras quanto os projetores. Mas quando o Igor fez o filme [Progresso Primavera, de 2001] a gente viu que a brecha estava aberta, que dava para fazer e que era a hora de as coisas acontecerem. A gente apostou tudo nisso. E a gente estava certo.

 

O Mate com Angu foi para a Lira de Ouro por acaso, mas foi um acaso muito feliz pois a Lira é um espaço símbolo da cultura independente de Caxias. Como foi adotar esse endereço?

O Mate com Angu também realiza sessões e atividades em escolas, faculdades, eventos culturais, etc, mas nossa casa é mesmo a Lira do Ouro. Antes de ocuparmos a Lira já existia o desejo, mas a concretização foi por acaso. As sessões aconteciam no Sindicato dos Bancários e, no dia em que programamos o Deus e o Diabo na Terra do Sol, com uma boa divulgação via internet, SMS de celular, cartazes colados na madruga e panfletagem, chegamos lá e o espaço estava fechado por causa da greve dos bancários. Na hora entramos em contato com um diretor da Lira de Ouro e migramos o evento para lá. Foi assim, em setembro de 2004, que as sessões regulares do Mate passaram a se dar na Lira de Ouro.

A Lira de Ouro é um símbolo para a cidade. Já era um símbolo quando era uma banda [fundada na década de 1950], depois caiu no ostracismo e a gente descobriu que os velhinhos iam perder a sede. Essa situação aglutinou um exército cultural da cidade para salvar a sede, revitalizar a banda e colocar o espaço a serviço da cultura na cidade. Foram anos de lutas para proteger esse espaço. O Mate estar ali não mostra só uma simbiose, mas reforça uma trincheira cultural que reforçamos aqui em Caxias.

O que acontece na Lira é um exercício coletivo de ação, com dança, samba, rock, cinema , teatro, hip hop. Às vezes na sexta tem samba, no sábado tem rock, no domingo tem hip hop, quarta é dia de Mate, e todo mundo se entende. É um espaço plural de verdade.

 

O Mate com Angu nasceu como uma experiência coletiva, sem a figura de um líder – pensado como um bonde, um bando, como você diz no livro. Como é para você não liderar, mas representar esse bando?

A gente sempre quis ter essa meta de não ter um líder, que é difícil. Eu penso muito nisso, os movimentos sociais precisam exercitar mais as formas de organização, pensar a liderança. Tem grupos que se dizem coletivos mas tem sempre uma mesma pessoa falando. A gente tenta não centralizar, quem vai chegando vai fazendo as coisas, dando entrevistas, etc. Uma coisa de liderança de pajé, não de cacique. Mas é um exercício constante, que fazemos nesses 11 anos de Mate.

 

E o futuro do Mate do Angu?

Eu não sei, o futuro é incerto pra caramba. Estamos agora enfrentando um dilema, por querer fazer as coisas com mais enraizamento, mas não dá para saber. O futuro é uma incógnita.

 

O Cerol Fininho da Baixada – Histórias do cineclube Mate Com Anguserá lançado no próximo dia 8, quinta-feira, na Livraria da Travessa do Centro Cultural do Banco do Brasil (Av.Primeiro de Março, 66 – Centro). O livro integra a coleção Tramas Urbanas, da editora Aeroplano.

Colaboração de Renata Saavedra

 

Lançamento no Instituto Histórico de Duque de Caxias

Emoção especial lançar o livro no Instituto Histórico de Duque de Caxias, ali no subsolo da Câmara, local das primeiras exibições regulares do cineclube.

E ainda mais honra em ser junto com abertura de mostra e presença da impressionante Folia de Reis Flor do Oriente.

http://www.cmdc.rj.gov.br/?p=4089

Com a artista plástica Regina Caldas e a diretora do Instituto Tania Amaro. Foto: Patrícia Maqueda

Foto: Patricia Maqueda

Foto: Patricia Maqueda

 

Foto: Patricia Maqueda

Foto: Patricia Maqueda

 

Foto: Patricia Maqueda

Lançamento na Biblioteca Municipal Leonel Brizola

O primeiro lançamento oficial do livro em Caxias foi na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, aquela do centro da cidade, que faz parte do Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Começou com uma explanação sobre o livro e um pouco sobre Cultura e Audiovisual na Baixada, o que acabou alimentando um rico debate, em plena noite de sexta-feira.

🙂

Lançamento na Bienal do Livro

O Cerol também marcou presença na Bienal do Livro.

Cerol Fininho da Baixada na Bienal do Livro

Profissional do livro… Crachá muito louco 🙂

Cerol Fininho da Baixada na Bienal do Livro

Com os parceiros Binho Cultura e Luis Fernando Pinto, traçando um podrão na Bienal

convite_virtual_Heraldo_BIENAL