Comunicado do cineclube sobre a escola Mate com Angu:

O Cineclube Mate com Angu é uma das entidades signatárias de um documento que solicita a Secretaria de Cultura o tombamento do prédio onde funcionou a Escola Regional de Merity, apelidada à época de Escola Mate com Angu.

Hoje à tarde rolou uma reunião na biblioteca Leonel Brizola, com várias instituições participantes, onde a proposta de tombamento foi apresentada e encaminhamentos dados.
O documento será protocolado amanhã e como o próprio secretário de Cultura, Jesus Chediak, disse no início da reunião que apoia a iniciativa, acreditamos que não deve demorar muito para que o prédio da escola fundada em 1921, pela professora Armanda Alvaro Alberto, seja reconhecido como patrimônio público tombado pelo município (tamos de olho!).

A escola foi a primeira (e única por décadas) da região a ter uma biblioteca e um museu. Promovia cinema, rádio e escola de artes. Foi primeira também a servir merenda escolar (daí o apelido Mate com Angu). O prédio, do arquiteto Lucio Costa, abrigou reuniões de movimentos sociais como a Frente Negra de Meriti, o MUB e o Sindicato Estadual dos Professores. Isso, pra resumir o papo da tarde em uns parágrafos.

#pelodireitoàmemória
#patrimonionosso!