Entrevista com Guilherme Zani

Gulherme Zani tem 27 anos e é um apaixonado. Seja pelas artes, pelo quotidiano ou por sua profissão na construção civil. Cursa arquitetura por que “é uma arte que engloba todas as outras”. Lança seu primeiro curta, “Expera” na Sessão Tem Gente Com Fome – 9 anos de Mate Com Angu. Vai abrir para o esperadíssimo média-matragem “O Vento Forte do Levante”, de Rodrigo Dutra. Filme sobre a vida e obra do poeta, folclorista, pintor, ator, teatrólogo, cineasta e militante, Solano Trindade.

A Sessão Tem Gente com Fome será no Teatro Raul Cortez.
Quarta-feira, dia 27 de julho, às 19hrs.

"Uso a arte para me expressar e fazer com que as pessoas pensem."

Cineclube Mate Com Angu: E esse lance de fazer curta-metragem, como surgiu?

Guilherme: Vontade de fazer algo. Eu acho que muitos começaram por ai. Vontade de fazer algo. No cinema, surgiu com o Mate Com Angu. Comecei no audiovisual com a série AnguTV, participei desde o primeiro até o último e daí….deu nisso. Estou acabando este curta já pensando no próximo. E sem dinheiro de ninguém

MCA: O “Expera” é sobre o que?

GUI: O “Expera” fala sobre um quotidiano conturbado e imposto. O filme narra o climax de um de um ser humano saturado, que não aceita mais qualquer tipo de imposição. Seja social, politica ou moral.  Ele quer viver de outra maneira. Daí tem a questão do tempo o tempo que passa e não volta, o tempo que persegue, que enlouquece, que nos contraria…
É baseado num personagem de Bertold Brecht, o Senhor Keuner, Filósofo e conhecedor de muitas questões.

MCA: Mas me explica mió, porque diacho fazer um curta? Essa aventura foda, mas sem sentido prático algum…

GUI: Então…acho que é uma aventura super válida. Eu fiquei 2 anos fazendo este filme, pesquisando e tentando ao máximo expurgar uma série de aflições que me perseguiam antes do filme. Acho que o resultado final foi excelente. Além do mais pra mim, foi super fácil. Tenho uma ideia, tenho uma câmera, tenho um ilha de edição e muitos amigos

MCA: Vamos falar desse modelo de produção. E como foi produzido? Quem compôs o mutirão pra tirar “Expera” do papel? 

GUI:  É o modelo guerrilha assalto. E observo que entra uma outra palavra nisso aí: Tempo. Guerrilha, assalto, tempo! O tempo é essencial, a luta contra ele. Todos os amigos agora trabalham, estudam, namoram, e fazem suas coisas que não são poucas. Daí a necessidade de desenrolar o tempinho de um aqui, de um ali e ir montando. O “Expera” é a cara disso. Rodrigo Dutra e eu fotografamos, Marcio Bertoni esta editando comigo, Pablo Pablo fez os Créditos, o Tubarão atuou, a Dani Francisco preparou o elenco, o Igor Barradas emprestou seu mac para a finalização. O Henrique finalizou o som, a Tanimar e a Dani Francisco fizeram still, o Amenduim fez o boom….e assim sai do forno digital um novo curta.

MCA: E pra quarta agora. Dia de Estreia Mundial. Qual é a expectativa?

GUI: Muita, é a apresentação deste trabalho que demorou 2 anos e saiu com 9 minutos.

MCA: 9 minutos, 9 anos.

GUI: hum….legal hem. Esse filme é bruxaria desde o início…hehehe.

MCA: cinema é bruxaria?

GUI: Sim, sim. Muitas vezes é bruxaria, quantos cortes no “Expera” estão enfeitiçados? Nunca se sabe!!

MCA: O Cineclube Mate Com Angu, fazendo nove anos – fale um pouco sobre isso.

GUI: Maravilhoso…A guerrilha está ativa e mais viva do que nunca! Muitos anos e filmes virão!

Tubarão em cena!

FICHA TÉCNICA –  EXPERA

Direção – Guilherme Zani / Em cena – Tubarão / Preparação de elenco – Dani Francisco / Edição – Guilherme Zani, Márcio Bertoni / Fotografia – Guilherme Zani, Rodrigo Dutra, Márcio Bertoni / Som direto  – Marcelo Amenduim / Finalização de Som – Henrique Brandão / Still – Tanimar Silva, Dani Francisco / Produção – Terreiro de Idéias, Angutv / Finalização – Márcio Bertoni.

 

TRAILER “EXPERA” de Guilherme Zani

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=I1bywYweME8]

 

Pra compartilhar pelaí

4 comentários em “Entrevista com Guilherme Zani”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Rolar para cima