Falar sobre os criadores, guerreiros culturais da Baixada Fluminense, é o que pretende o cineclube Mate Com Angu neste mês de abril, no dia 30, dia da Baixada, na sessão Brixton, Bronx ou Baixada.
O nome vem de uma música do primeiro disco da banda O Rappa, de 1994, que traz em sua letra várias referências importantes para o coletivo sobre o potencial simbólico da região.
Um dos toques especiais da noite será a estreia da nova produção do Mate Com Angu, o aguardado documentário Donana, de Cacau Amaral, que conta os primeiros anos do Centro Cultural Donana, de Belford Roxo, espaço responsável pelo surgimento de bandas como Cidade Negra, O Rappa, Cabeça de Nego, Nocaute, entre outras. Com imagens de arquivo e entrevistas, o filme apresenta um rico painel que envolve música, moda, dança, artes plásticas e muitas histórias emocionantes sobre a Baixada no final dos anos 80 e início dos 90.
A sessão conta também com a exibição do média Alto da Serra, de André Videira de Figueiredo, Pedro de Andréa Gradella e Rogério de Oliveira Silva; e dos cilpes novos dos rappers P,10 (Casa de Vagabundo) e João Xavi (Atlântico). E ainda a exposição fotográfica Baixada 3.2 Mega Pixel, do músico Igor Freitas Lima, que vem se destacando nas redes sociais com suas fotografias sobre o cotidiano de Duque de Caxias.
Além dos filmes e da exposição estão programados um show com a banda Tree” e com Dida Nascimento, fundador do Centro Cultural Donana que vem mantendo acesa a chama do reggae e do dub na região. E fechando o evento, o DJ Rodrigo Cavalcanti, da festa Junkie Session, assume o comando.
SERVIÇO
Dia 30/04/14 a partir das 21h
Local: Lira de Ouro
Endereço: Rua José Veríssimo, 72, centro de Duque de Caxias
Entrada franca
www.matecomangu.org
Cineclubismo na veia, desde 2002 agitando o imaginário de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, mundo. Produção Cultural autônoma, guerrilha estética urbana, TAZ.