Vem aí mostra “O Cinema e o Fim dos Tempos” – confira a programação dos dias

De 24 de abril a 05 de maio de 2023, a mostra “O Cinema e o Fim dos Tempos” levará à Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ), em Duque de Caxias, uma programação de filmes e palestras que tratam de problemas contemporâneos resultantes da devastação ambiental e das mudanças climáticas no planeta. Serão 8 dias de mostra e em cada um deles haverá a exibição de um curta-metragem e de um longa-metragem seguidos de uma palestra com um pesquisador convidado.

A curadoria de filmes conta com obras narrativas e experimentais que buscam questionar a representação comumente vista sobre os temas, permitindo novas percepções do público. Serão exibidos títulos já conhecidos do espectador brasileiro, como “Melancolia”, de Lars von Trier, e “Indomável Sonhadora”, de Benh Zeitlin, mas também filmes ainda não lançados nas salas comerciais do país, como “Swarm Season”, de Sarah Christman, e o curta-metragem “Kingdom”, de Bettina Oberli.

Segundo o curador da mostra, Gustavo Soranz, professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a mostra traz “filmes que enfocam diferentes visões sobre as tragédias atuais, tanto nos modos de existência, quanto na organização social e na interrelação entre as formas de vida na Terra”. Ele também comenta que “o cinema é um meio importante para colocar questões de modo a acessar uma audiência não especializada indo além das evidências concretas e colocando dimensões sensíveis e filosóficas sobre o tema”.

O projeto busca a reflexão sobre a dimensão da catástrofe climática e seus efeitos para a vida na Terra a partir das contribuições vindas do cinema. “Como estamos percebendo e vivenciando tais eventos!? Por meio dos filmes podemos perceber não apenas a dimensão imediata de tal tragédia, mas ensaiar outros possíveis imaginários para a existência humana e para a política”, diz Soranz, que ainda complementa: “a mostra tem uma finalidade de difusão artística de filmes e uma finalidade educativa sobre o tema”.

Entre os palestrantes, foram convidados pesquisadores da Sociologia, da Antropologia, do Direito, do Cinema, da Filosofia, da Educação e da Literatura, áreas que dialogam e refletem sobre as questões levantadas pelos filmes.

Uma curiosidade é que a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense se prepara para a abertura de um curso de Licenciatura em Cinema, que em um ou dois anos deve se somar ao curso já criado da Universidade Federal Fluminense (UFF) na proposta de formar educadores que possam explorar as potencialidades da linguagem cinematográfica em escolas e outras instituições culturais e educativas. O caráter interdisciplinar da mostra, partindo de filmes, suas temáticas e linguagens para adentrar outras áreas do conhecimento, também se insere nessa proposta.

O projeto é uma realização da Caprisciana Produções, empresa do Rio de Janeiro que tem atuado com frequência na produção de mostras e filmes de relevância social e conteúdo artístico-autoral. Tem a parceria do Cineclube Mate com Angu, importante coletivo audiovisual de resistência cultural da Baixada Fluminense. Conta, ainda, com o apoio da FEBF/UERJ e do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da própria Universidade, além do patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro através do Edital “Retomada Cultural RJ 2”. Graças a esta chamada pública de caráter emergencial, lançada no final de 2021, o evento contará com sua primeira edição.

ACOMPANHE:

Página no Instagram: https://www.instagram.com/mostrafimdostempos/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/mostrafimdostempos/

Página da FEBF/UERJ: http://www.febf.uerj.br/site/


SERVIÇO

FEBF/UERJ
Endereço: R. General Manoel Rabelo, s/n – Vila São Luís, Duque de Caxias – RJ, 25065-050
24, 25, 26, 27 e 28 de abril de 2023
02, 04 e 05 de maio de 2023
Sempre às 18h
Entrada gratuita
Disponibilidade de 100 assentos


PROGRAMAÇÃO

24/04 – Segunda Feira – 18h
Semente Exterminadora, de Pedro Neves Marques (26 min)
Um Inferno, de Tim Fehlbaum (89 min)
Palestra com Cleonice Puggian

25/04 – Terça-Feira – 18h
Mundo, de Ana Edwards (19 min)
Armadilha, de Brillante Mendoza (97 min)
Palestra com Carmen Castro

26/04 – Quarta-Feira – 18h
Tuã Ingugu (Olhos d’água), de Daniela Thomas (11 min)
Indomável Sonhadora, de Benh Zeitlin (93 min)
Palestra com Ana Paula Perrota

27/04 – Quinta-Feira – 18h
Citadel, de John Smith (16 min)
4:44 – O Fim do Mundo, de Abel Ferrara (82 min)
Palestra com Marcus Vinicius Bezerra Carvalho

28/04 – Sexta-Feira – 18h
Deforest, de Grayson Cooke (10 min)
Melancolia, de Lars Von Trier (136 min)
Palestra com Lucia Monteiro Ramos

02/05 – Terça-Feira – 18h
Kingdom, de Bettina Oberli (11 min)
A Estrada, de John Hillcoat (111 min)
Palestra com André Cabral de Almeida Cardoso

04/05 – Quinta-Feira – 18h
Sereias, ou Aiden no País das Maravilhas, de Elizabeth A. Povinelli (26 min)
Swarm Season, de Sarah Christman (86 min)
Palestra com Ana Clara Chequetti
Obs: Exibição de Swarm Season com legendagem descritiva e palestra com tradução simultânea em Libras.

05/05 – Sexta-Feira – 18h
Para Onde Foram as Andorinhas?, de Mari Corrêa (22 min)
Cemetery, de Carlos Casas (85 min)
Palestra com Juliana Fausto

Pra compartilhar pelaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Rolar para cima